terça-feira, 7 de abril de 2009

ESTUDO DOS REIS DE JUDÁ

EZEQUIAS - RESTAURANDO OS VALORES ESPIRITUAIS PERDIDOS

2a Parte

2 Cr 29.18


Nesse texto vemos a restauração dos valores espirituais perdidos. Eles restauraram: “Já purificamos toda a Casa do SENHOR”. Para entendermos isso precisamos saber que Acaz mudou toda a ordem de culto que DEUS estabeleceu por meio de Moisés - (2 Rs 16.10-20). Ele removeu o “altar” que espiritualmente tipificava a cruz de CRISTO.
Restaurar o sentido espiritual da Casa do SENHOR significa que temos que remover tudo que foi introduzido pelo homem, com o propósito de gerar satisfação de DEUS.

A CENTRALIDADE DA CRUZ

Precisamos restaurar o lugar da cruz em nossa comunhão como Igreja. Nesse texto de Crônicas capítulo 29 e o versículo 18, nos mostra a seriedade disso. Quando estudamos este assunto na sua sequência, sabemos que esse povo não se arrependeu, e como resultado, eles foram levados para o cativeiro da Babilônia por setenta anos. Depois, o SENHOR levantou Zorobabel, Esdras para restaurarem Sua casa. Quando você estuda esse assunto, você ver claramente que a primeira coisa ali restaurada na casa de DEUS foi o “altar” – (Ed 3.2,3). Esse altar fala da centralidade da cruz de CRISTO.
O Evangelho que pregamos é o Evangelho da cruz. Se não experimentamos o seu poder, jamais conseguiremos com que as pessoas conheçam o poder transformador da cruz. O apostolo Paulo viveu uma vida crucificada porque viu o poder e o valor da cruz em todos os aspectos do seu viver. Compreender o sentido prático da cruz em nós é a chave para o viver cristão adequado. 
Quero ressaltar alguns princípios fundamentais acerca da cruz de CRISTO:
 1º.Cada experiência de cruz tem o objetivo de levar-nos a participação mais plena da vocação cristã e da nossa herança entre os santos.
 2º.A cruz sempre foi um princípio eterno em DEUS. Ela não é uma alternativa posterior ou um acidente no universo;
 3º.Nunca podemos pensar na cruz unicamente como uma medida que DEUS encontrou para realizar a redenção, porque assim, perdemos de vista o propósito mais amplo de DEUS.
 4º.Desde o início o Pai desejava Ter uma família de filhos que abraçassem o mesmo princípio de cruz o qual eternamente governou o seu coração.
 5º.Era intenção de DEUS que essa cruz fosse gravada de tal forma em seus filhos que ela se tornasse seu objetivo de vida.


 O PERIGO DE IGNORARMOS A CENTRALIDADE DA CRUZ

No livro de Josué no capítulo 22 temos um episódio que nos ensina acerca da CENTRALIDADE DA CRUZ. Para compreendermos claramente esse capítulo é importante lermos Números 32.1-15 e Dt 3.12-14. Aqui, as tribos de Rúben e Gade pedem a Moisés que lhe dêem a terra de Gileade que estava a leste do Jordão, uma região apropriada para criação de gado. Moisés temia que isso trouxesse divisão entre as tribos de Israel. Mas essas tribos se comprometeram em lutar e depois voltariam para habitar essa terra.
Quando chegamos ao capítulo 22 do livro de Josué, vemos uma lição solene do Perigo de ignorarmos a centralidade da cruz. O capítulo 32 de Números constrói para nós todo o contexto desse capítulo 22 de Josué.
Lá no capítulo 32 de Números vemos que essas tribos ganharam muitos despojos de guerra, e eles preferiram ficar antes do Jordão porque aquela terra era boa para criar gado e ovelhas, eles preferiram àquela terra do que entrar na terra prometida, aquele lugar que DEUS já tinha falado que ali deveria ser o destino deles. Depois que Moisés advertiu os filhos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manasses, eles resolveram entrar na terra, mesmo deixando para trás suas esposas e filhos, e só voltarem depois de lutar com seus irmãos e conquistar aquela terra.
Vamos extrair algumas lições aqui:
 1ª.Essas duas tribos e a meia tribo de Manassés estavam com seus olhos apenas nas coisas materiais, preocupados com o gado, ovelhas e com os verdes pastos. Lucas 17.30-33: “Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará”. Em Gênesis 19.26 diz que a mulher de Ló “olhou para trás”; essa frase é importante nesse contexto porque se voltarmos ao versículo 17 desse mesmo capítulo de Gênesis, vemos que o anjo do SENHOR lhes advertiu: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás”. E nesse sentido, vemos que o trabalho da cruz opera em nosso coração tratando com as coisas materiais. O apego as coisas que ocupam nosso coração. No Evangelho de Mateus o SENHOR JESUS disse: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” – (Mt 6.21). Esta é a razão pela qual a cruz tem que trabalhar em nosso homem interior, para que nossos valores sejam os mesmos valores de DEUS.
 2ª.Escolheram habitar em um lugar onde não havia a arca da aliança que tipificava o testemunho do SENHOR entre eles. Veja que o inimigo preparou um ambiente propício para que eles fossem distraídos, e por isso não perceberam a sutileza do fracasso espiritual. Isso nos fala do perigo da sedução do mundo. Paulo diz em Gálatas 6.14: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso SENHOR JESUS CRISTO, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo”. Temos que entender que a expressão mundo nos fala de uma “entidade espiritual”. O SENHOR JESUS orou ao Pai e disse: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” - (Jo 17.14,15). O sentido da palavra “mal” é perversidade e iniquidade. Lá cruz o SENHOR JESUS se entregou ao Pai sem reservas; Ele colocou de lado todos os seus direitos e insígnias celestes; renunciou a tudo para morrer em nosso lugar. Quando Paulo diz “gloriar-me senão na cruz” ele está dizendo que esse é o único caminho para vencermos o poder do mundo sobre nós. Só há glória na cruz se o mundo estiver crucificado para nós.
 3ª.Como é perigoso edificar coisas para DEUS mesmo que isto não seja o propósito de DEUS e nem para a glória de DEUS. O versículo 10 de Josué 22 diz que eles levantam um altar de grande aparência e seus irmãos ficam preocupados, porque só existia um altar e um tabernáculo; então que altar era este? Este era o altar da ignorância e da divisão. Aquele grande altar não ajudava a mostrar a unidade do povo e sim a sua divisão. Assim também é hoje. Altares majestosos foram e estão sendo erguidos pela cristandade, prédios de grande aparência onde nossos irmãos tem chamado de Igreja. Também estamos divididos por verdades bíblicas, mas isso não ajuda a mostrarmos a unidade do povo de DEUS, apenas a sua divisão.
  

CONSAGRAÇÃO – O CAMINHO PARA DEUS

O texto ainda diz:“nem ofereceram holocausto”. A oferta de holocausto é também chamada de oferta queimada. Essa oferta aponta para a entrega total de CRISTO ao Pai. No aspecto espiritual da vida cristã, essa oferta fala da nossa consagração a DEUS.
Ao receber a oferta o sacerdote a examinava detalhadamente, e de acordo com o memorial estabelecido, ele realizava o sacrifício. O animal era oferecido no altar e se tornava uma oferta de cheiro suave.
Há três princípios importantes que temos que observa:
1.o ato da oferta;
2.o sacrifício;
3.e o resultado.

Vamos observar alguns princípios do Holocausto: As três etapas deveriam estar de acordo com a vontade de DEUS, para que o ofertante seja aceito diante de DEUS. Cada etapa deveria ser cumprida adequadamente conforme o princípio estabelecido por DEUS. Cada etapa só poderá ser realizada depois de cumprida a primeira, e assim sucessivamente. Ninguém podia prosseguir em sua oferta sem a aprovação de DEUS, para não ferir Sua vontade. O que aprendemos aqui é o caminhar progressivo da vida crista na base da cruz.

No holocausto vemos três aspectos da cruz em nossa vida. 
Primeiro nível – terreno. O animal era trazido pelo ofertante andando, e assim, era entregue nas mãos do sacerdote. Há quatro passagens que nos ajudarão a entender essa verdade:
1.Mt 10.34-39 – A cruz precisa trabalhar em nossas afeições naturais.
2.Mt 16.21-26 – A cruz tem que trabalhar nossa auto-piedade.
3.Lc 17.26-33 – A cruz nos separa do amor do mundo. o que vemos nessa passagem que todas as coisas são legítimas, mas são coisas que se não forem trabalhadas pela cruz poderão nos corromper. Aqui temos a cruz nos libertando de tudo que é terreno e material, e que o inimigo sistematizou para nos aprisionar.
4.Jo 12.20-25 – A cruz nos separa da glória pessoal.

Segundo nível – o altar (Rm 12.1,2). O animal era entregue ao sacerdote, que depois de imolá-lo o colocava sobre o altar. Aqui temos um processo mais elevado da obra da cruz em nós. A cruz trabalha a nossa entrega total a DEUS. Aqui é onde vemos que só há glória na cruz se a cruz for à nossa glória - (Gl 2.19; 6.14). 

Terceiro nível – Cheiro Suave. A fumaça penetrava nas alturas. Crucificado na cruz CRISTO morreu, e em seguida, Ele foi sepultado, ressuscitado, e finalmente Ele ascendeu-se aos mais altos céus, como diz Paulo em Efésios 5.2: “e andai em amor, como também CRISTO nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a DEUS, em aroma suave”. Creio que esse último aspecto do holocausto, nos ensina sobre o viver prático, que participamos desta obra elevada da cruz em nossa vida. Nesse terceiro nível temos o viver adequado que agrada a DEUS – cheiro suave. A única frase que pode nós revelar o que significa viver uma vida como sacrifício agradável a DEUS, esta na frase que Paulo usou cento e sessenta e quatro vezes em seus escritos, que é “em CRISTO”. Paulo usou um termo em algumas das suas epístolas para mostrar-nos e sentido desse assunto na vida cristã; o termo é euarestos, que significa: “aceitável”, “apropriado”. Em Filipenses Paulo nos dá uma definição exata do significado dessa palavra, vejamos: “Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a DEUS” – (Fp 4.18). Leiamos alguns textos onde ele usou esse termo:
 Rm 12.1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional”.
 Rm 14.18: “Aquele que deste modo serve a CRISTO é agradável a DEUS e aprovado pelos homens”.
 2 Co 5.9: “É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis”.
 Quero mostrar-lhe a realidade contextual de cada um desses textos, para que possamos extrair suas riquezas. Em Romanos 12.1, temos um apelo do apóstolo em uma tônica solene para que tenhamos uma vida de consagração a DEUS; que nosso corpo que é o templo do ESPÍRITO SANTO seja um culto aceitável a DEUS. Quando chegamos no capítulo 14 e o verso 18 de Romanos, é importante sabermos que o contexto inicia no versículo 13. Paulo exorta os cristãos quanto ao zelo que devemos ter uns com os outros; para que nossa vida não seja um tropeço aos nossos irmãos. O assunto aqui é o amor fraternal; e o apóstolo diz que aquele que anda e não escandaliza seu irmão serve a CRISTO e isto é aceitável diante de DEUS. Quando chegamos ao capítulo 5 da Segunda carta aos Coríntios, vemos o assunto acerca da eternidade como uma realidade presente, e a redenção do nosso corpo.  

3 comentários:

  1. Olá irmão,

    A centralidade da Cruz de Cristo tem sido gradualmente revelada na minha vida pelo Espírito Santos, e mais acentuadamente nestes últimos dias, quando, juntamente com os meus irmão da minha congregação, aqui em Salvador, temos estudado o livro "O Mensageiro da Cruz" do irmão Wathman Nee.
    Deus o abençoe

    ResponderEliminar
  2. Saudações dos irmãos de São José dos Pinhais/PR da parte de Jesus Cristo. Estamos entrando em contato com os irmãos para lembrar que estamos na mesma luta pela unidade do Corpo, pela edificação dos Santos e pela comunhão. Gostaríamos de ressaltar que as portas das nossas casas estão abertas aos irmãos, que de alguma forma estiverem em Curitiba ou região, podendo serem hospedados conosco para que venhamos a estreitar nossos laços em Cristo. E gostaríamos de manter um contato mais regular com os amados irmãos, a respeito do corpo e da edificação, e da experiência do que o Pai tem feito em cada localidade. Graça e paz!.

    Nosso Blog:
    http://igrejaemsaojosedospinhais.blogspot.com/

    Contatos:
    julianofguerra@yahoo.com.br
    eduardo.cwbnet@gmail.com

    Telefones (41):

    Jorge
    32834562
    99984944

    Juliano
    30356624
    99165434

    ResponderEliminar
  3. Olá amado, meu Ir. Luiz?
    Quem fala é a Sara da Comunidade Mensagem da Cruz em Aracati-CE, antes de tudo gostaria de lhe dizer que sua estada entre nós foi muito rica no aspecto da edificação gostaria tabém de resaltar que as nossas portas estam abertas para o amado, a Narinha e a Noh mandam uma forte abraço meu Pai também.
    Contatos: saramaia_15@@hotmail.com
    Telefones:(88)321-5060
    (88)99612086

    ResponderEliminar