segunda-feira, 13 de abril de 2009

ESTUDO DOS REIS DE JUDÁ

EZEQUIAS – As Riquezas do Coração

3ª PARTE

 A Bíblia diz no capítulo 32 e o versículo 27 que “Ezequias teve riquezas e glórias em grande abundância”. Quando estudamos sua vida, vemos o quanto o SENHOR lhe prosperou; isto porque ele deu toda a primazia a DEUS em sua vida e no seu serviço. Ele entendeu que não poderia governar sem que primeiro houvesse uma restauração do Testemunho do SENHOR.
 Seu governo esteve comprometido em restaurar o ministério da casa do SENHOR; e isto trouxe aprovação diante de DEUS. 
 Dois aspectos que podemos observar ao estudar sua história é ver seu sua humildade e um coração quebrantado. No capítulo 32 e o versículo 26 diz que “Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado o seu coração”. Quando recordamos a história desses reis, vemos que o orgulho foi a causa da ruína de muitos desses reis de Judá.
 Salomão – 1 Rs 10.23-28; 11.1-4: “Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que DEUS lhe pusera no coração. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas; assim, ano após ano. Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavalarianos, que distribuiu às cidades para os carros e junto ao rei, em Jerusalém. Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies. Os cavalos de Salomão vinham do Egito – (Dt 17.16) e da Cilícia; e comerciantes do rei os recebiam da Cilícia por certo preço. Importava-se, do Egito, um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; nas mesmas condições, as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria. Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus DEUSes. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros DEUS; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu DEUS, como fora o de Davi, seu pai.
 Roboão – 2 Cr 12.1: “Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e, com ele, todo o Israel”.
 Josafá - 2 Cr 17.12; 18.1: “Josafá se engrandeceu em extremo, continuamente; e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá. Tinha Josafá riquezas e glória em abundância; e aparentou-se com Acabe”.
 Uzias - 2 Cr 26.8,15b,16: Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte... divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu DEUS, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso”.
Nesses textos podemos ver claramente que o orgulho, a luxuria tornou-se a causa da megalomania desses reis, e consequentemente a ruína. Mas, quando estudamos a vida de Ezequias, vemos que diferentemente desses outros reis, ele tinha um coração quebrantado, um coração rendido ao SENHOR; um coração puro.


CORAÇÃO PURO


 Quando a Bíblia diz que Ezequias “se humilhou por se ter exaltado o seu coração” – (2 Cr 32.26) nos mostra que a humildade é uma questão do coração; não é algo exterior e sim interior. O sentimento aqui é de pureza. Isto fez toda diferença em sua vida diante de DEUS. 
 Em Mateus 5.8 o SENHOR JESUS disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a DEUS”. Quando você estuda esse texto a conclusão que chega é que não podemos exaurir o significado desse versículo.
 Quero destacar dois pontos importantes no estudo desta bem-aventurança:
 1º.É importante considerar que o texto desta bem-aventurança está intimamente ligado às demais.
 2º.Entenda que o SENHOR JESUS não selecionou ao acaso essas declarações. É evidente que há uma definida seqüência de pensamento, e a nossa tarefa consiste em tentar descobrir essa seqüência. Vejamos por exemplo: 
 As três primeiras bem-aventuranças, falam da vital importância da profunda consciência de nossa necessidade – “humildes de espírito, os que choram, os mansos” 
 E em seguida as três primeiras bem-aventuranças, o SENHOR JESUS diz: “bem-aventurado os que tem fome e sede de justiça...” – aqui vemos DEUS se aproximar de nós, dando-nos Sua majestosa resposta, suprindo todas as nossas necessidades em CRISTO JESUS. 
 O resultado que obtemos é que nós tornamos ‘misericordiosos”, “limpos de coração” e “pacificadores”. E finalmente, o reino das trevas se levantará com mais veemência contra nós, e por isso, seremos “perseguidos por causa da justiça”.


COMO PODEMOS TER UM CORAÇÃO PURO?


 A única maneira de alguém ter o coração limpo é reconhecer toda a impureza que há dentro dele. Precisamos lamentar em face ao nosso coração. 
 Jeremias disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” – (Jr 17.9). Vamos atentar para três palavras nesse texto:
 1.“enganoso” fala de “astucioso”, “traiçoeiro”. 
 2.“desesperadamente” – “mergulhado em desespero”, “extremamente aflito”, “atormentado” e “sem esperança”.
 3.“corrupto” – A palavra hebraica aqui é anash e significa: “estar fraco”, “doente”, “frágil”, “ser incurável”. 

 Como somos necessitados da ajuda do SENHOR em nossa vida. Somos totalmente dependentes do SENHOR. Não podemos confiar em nós mesmos. Esse foi o segredo espiritual de Ezequias, e por isso, ele teve sensibilidade de entender a necessidade da restauração do Testemunho do SENHOR.


O CORAÇÃO PURO É UM DOM DE DEUS


 Em sua comissão de despedida a Salomão, Davi impôs a ele o dever de servir a DEUS com coração perfeito, visto que é DEUS que sonda os nossos cora¬ções. Ele orou a DEUS e disse: “E a Salomão, meu filho, dá coração perfeito para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos” - (1 Cr 29.19). O termo hebraico aqui para “perfeito” é shalem que significa “completo”, “íntegro”.
 O que é este coração perfeito?
 1º.O coração perfeito é um dom de DEUS.
 2º.O coração perfeito é dado e aceito sob as leis que governam todas as Suas doa¬ções.
 3.O coração perfeito é como uma semente oculta que precisa ser acei¬ta e posta em ação pela fé.


DEUS OPERA A SUA GRAÇA EM NÓS IMPULSIONANDO-NOS A AÇÃO


 Em Mateus 5.48 o SENHOR JESUS nos diz: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Quando o SENHOR nos diz aqui “sede perfeitos”, Ele está nos dando uma palavra de ordem. Aqui é imperativo A palavra de ordem, re¬cebida e escondida em um coração bom e honesto, torna-se na semente do poder divino. 
 Isto exige imediata e total submissão. Quando essa submissão é reconhecida, a necessidade de um poder divino apropriado se torna motivo para oração urgente e ardorosa. 
 DEUS opera a Sua graça em nós impulsionando-nos à ação. Dessa maneira, o desejo de dar ouvidos à ordem de DEUS, e de servi-lO com coração perfei¬to, é o começo para o qual DEUS dá atenção, e que Ele pessoalmente fará ser fortalecido e aperfeiçoado. Ele sabe que nós de nós mesmos jamais poderemos obter um coraçao perfeito.
 O dom de um coração perfeito, assim sendo, é obti¬do mediante a obediência da fé.  
 O coração perfeito é um dom de DEUS, que pre¬cisa ser solicitado, e obtido através da oração. Nin¬guém orará por um coração perfeito, com perseve¬rança, com fé, enquanto não aceitar a Palavra de DEUS plenamente, encarando-a como um mandamen¬to positivo e um dever imediato, a qual devemos obedecer. 
 Davi pediu ao SENHOR que propor¬cionasse essa bênção a seu filho, Salomão. Que todos nós, que anelamos essa tão gran¬de bênção, sigamos o seu exemplo.


O CUIDADO COM A VIDA INTERIOR


 Na história de Ezequias somos confrontados com uma situação que serve de grande advertência para nós. No capítulo 20 de Segunda a Reis, nos versículos 12 a 19 vemos o episódio em que os emissários da Babilônia vão até Ezequias para lhe visitar. 
 Temos que notar alguns detalhes nesses textos, pois reside ai alguns pontos de extrema importância para nossa edificação, vejamos:
 v.12: “Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente”. O inimigo sabe como nos atacar. Ele escolhe os dias maus em nossa vida. Paulo escrevendo aos Efésios diz: “Portanto, tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia mau” – (Ef 6.13). Veja a sutileza do inimigo. Sabendo que Ezequias estivera doente, veio lhe visitar. 

3 comentários:

  1. e sobre mto bom lermos e aprendermos mais sobre a palavra de Deus , gostei do texto, que o Senhor te abençõe ricamente,


    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Olá irmão Luiz, gostaria de saber se vc tem e-mail, pois tenho uma dúvida sobre a Nova jerusalém Obrigada
    Amanda

    ResponderEliminar
  3. o meu e -mail é mandinha_51@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar