EZEQUIAS – As Riquezas do Coração
3ª PARTE
3ª PARTE
A Bíblia diz no capítulo 32 e o versículo 27 que “Ezequias teve riquezas e glórias em grande abundância”. Quando estudamos sua vida, vemos o quanto o SENHOR lhe prosperou; isto porque ele deu toda a primazia a DEUS em sua vida e no seu serviço. Ele entendeu que não poderia governar sem que primeiro houvesse uma restauração do Testemunho do SENHOR.
Seu governo esteve comprometido em restaurar o ministério da casa do SENHOR; e isto trouxe aprovação diante de DEUS.
Dois aspectos que podemos observar ao estudar sua história é ver seu sua humildade e um coração quebrantado. No capítulo 32 e o versículo 26 diz que “Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado o seu coração”. Quando recordamos a história desses reis, vemos que o orgulho foi a causa da ruína de muitos desses reis de Judá.
Salomão – 1 Rs 10.23-28; 11.1-4: “Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que DEUS lhe pusera no coração. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas; assim, ano após ano. Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavalarianos, que distribuiu às cidades para os carros e junto ao rei, em Jerusalém. Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies. Os cavalos de Salomão vinham do Egito – (Dt 17.16) e da Cilícia; e comerciantes do rei os recebiam da Cilícia por certo preço. Importava-se, do Egito, um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; nas mesmas condições, as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria. Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus DEUSes. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros DEUS; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu DEUS, como fora o de Davi, seu pai.
Roboão – 2 Cr 12.1: “Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e, com ele, todo o Israel”.
Josafá - 2 Cr 17.12; 18.1: “Josafá se engrandeceu em extremo, continuamente; e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá. Tinha Josafá riquezas e glória em abundância; e aparentou-se com Acabe”.
Uzias - 2 Cr 26.8,15b,16: Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte... divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu DEUS, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso”.
Nesses textos podemos ver claramente que o orgulho, a luxuria tornou-se a causa da megalomania desses reis, e consequentemente a ruína. Mas, quando estudamos a vida de Ezequias, vemos que diferentemente desses outros reis, ele tinha um coração quebrantado, um coração rendido ao SENHOR; um coração puro.
CORAÇÃO PURO
Quando a Bíblia diz que Ezequias “se humilhou por se ter exaltado o seu coração” – (2 Cr 32.26) nos mostra que a humildade é uma questão do coração; não é algo exterior e sim interior. O sentimento aqui é de pureza. Isto fez toda diferença em sua vida diante de DEUS.
Em Mateus 5.8 o SENHOR JESUS disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a DEUS”. Quando você estuda esse texto a conclusão que chega é que não podemos exaurir o significado desse versículo.
Quero destacar dois pontos importantes no estudo desta bem-aventurança:
1º.É importante considerar que o texto desta bem-aventurança está intimamente ligado às demais.
2º.Entenda que o SENHOR JESUS não selecionou ao acaso essas declarações. É evidente que há uma definida seqüência de pensamento, e a nossa tarefa consiste em tentar descobrir essa seqüência. Vejamos por exemplo:
As três primeiras bem-aventuranças, falam da vital importância da profunda consciência de nossa necessidade – “humildes de espírito, os que choram, os mansos”
E em seguida as três primeiras bem-aventuranças, o SENHOR JESUS diz: “bem-aventurado os que tem fome e sede de justiça...” – aqui vemos DEUS se aproximar de nós, dando-nos Sua majestosa resposta, suprindo todas as nossas necessidades em CRISTO JESUS.
O resultado que obtemos é que nós tornamos ‘misericordiosos”, “limpos de coração” e “pacificadores”. E finalmente, o reino das trevas se levantará com mais veemência contra nós, e por isso, seremos “perseguidos por causa da justiça”.
COMO PODEMOS TER UM CORAÇÃO PURO?
A única maneira de alguém ter o coração limpo é reconhecer toda a impureza que há dentro dele. Precisamos lamentar em face ao nosso coração.
Jeremias disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” – (Jr 17.9). Vamos atentar para três palavras nesse texto:
1.“enganoso” fala de “astucioso”, “traiçoeiro”.
2.“desesperadamente” – “mergulhado em desespero”, “extremamente aflito”, “atormentado” e “sem esperança”.
3.“corrupto” – A palavra hebraica aqui é anash e significa: “estar fraco”, “doente”, “frágil”, “ser incurável”.
Como somos necessitados da ajuda do SENHOR em nossa vida. Somos totalmente dependentes do SENHOR. Não podemos confiar em nós mesmos. Esse foi o segredo espiritual de Ezequias, e por isso, ele teve sensibilidade de entender a necessidade da restauração do Testemunho do SENHOR.
O CORAÇÃO PURO É UM DOM DE DEUS
Em sua comissão de despedida a Salomão, Davi impôs a ele o dever de servir a DEUS com coração perfeito, visto que é DEUS que sonda os nossos cora¬ções. Ele orou a DEUS e disse: “E a Salomão, meu filho, dá coração perfeito para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos” - (1 Cr 29.19). O termo hebraico aqui para “perfeito” é shalem que significa “completo”, “íntegro”.
O que é este coração perfeito?
1º.O coração perfeito é um dom de DEUS.
2º.O coração perfeito é dado e aceito sob as leis que governam todas as Suas doa¬ções.
3.O coração perfeito é como uma semente oculta que precisa ser acei¬ta e posta em ação pela fé.
DEUS OPERA A SUA GRAÇA EM NÓS IMPULSIONANDO-NOS A AÇÃO
Em Mateus 5.48 o SENHOR JESUS nos diz: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Quando o SENHOR nos diz aqui “sede perfeitos”, Ele está nos dando uma palavra de ordem. Aqui é imperativo A palavra de ordem, re¬cebida e escondida em um coração bom e honesto, torna-se na semente do poder divino.
Isto exige imediata e total submissão. Quando essa submissão é reconhecida, a necessidade de um poder divino apropriado se torna motivo para oração urgente e ardorosa.
DEUS opera a Sua graça em nós impulsionando-nos à ação. Dessa maneira, o desejo de dar ouvidos à ordem de DEUS, e de servi-lO com coração perfei¬to, é o começo para o qual DEUS dá atenção, e que Ele pessoalmente fará ser fortalecido e aperfeiçoado. Ele sabe que nós de nós mesmos jamais poderemos obter um coraçao perfeito.
O dom de um coração perfeito, assim sendo, é obti¬do mediante a obediência da fé.
O coração perfeito é um dom de DEUS, que pre¬cisa ser solicitado, e obtido através da oração. Nin¬guém orará por um coração perfeito, com perseve¬rança, com fé, enquanto não aceitar a Palavra de DEUS plenamente, encarando-a como um mandamen¬to positivo e um dever imediato, a qual devemos obedecer.
Davi pediu ao SENHOR que propor¬cionasse essa bênção a seu filho, Salomão. Que todos nós, que anelamos essa tão gran¬de bênção, sigamos o seu exemplo.
O CUIDADO COM A VIDA INTERIOR
Na história de Ezequias somos confrontados com uma situação que serve de grande advertência para nós. No capítulo 20 de Segunda a Reis, nos versículos 12 a 19 vemos o episódio em que os emissários da Babilônia vão até Ezequias para lhe visitar.
Temos que notar alguns detalhes nesses textos, pois reside ai alguns pontos de extrema importância para nossa edificação, vejamos:
v.12: “Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente”. O inimigo sabe como nos atacar. Ele escolhe os dias maus em nossa vida. Paulo escrevendo aos Efésios diz: “Portanto, tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia mau” – (Ef 6.13). Veja a sutileza do inimigo. Sabendo que Ezequias estivera doente, veio lhe visitar.
e sobre mto bom lermos e aprendermos mais sobre a palavra de Deus , gostei do texto, que o Senhor te abençõe ricamente,
ResponderEliminarElaine
Olá irmão Luiz, gostaria de saber se vc tem e-mail, pois tenho uma dúvida sobre a Nova jerusalém Obrigada
ResponderEliminarAmanda
o meu e -mail é mandinha_51@hotmail.com
ResponderEliminarObrigada