sexta-feira, 24 de abril de 2009

ESTUDO DOS REIS DE JUDÁ

MANASSÉS (Continuação)

Palavra ministrada dia 02.04.09

3ª Característica do verdadeiro arrependimento - Confissão de pecado
   
Se tivermos verdadeira contrição, ela nos levará a confessar nossos pecados. Nosso ego, nossa carne faz com que venhamos esconder e encobrir nossos pecados. Há muito pouca confissão deles. O ensino da Bíblia é que devemos confessar nossos pecados a DEUS. Vejamos alguns textos que nos ensinam isso:
Sl 32.5: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado”.
Sl 38.18: “Confesso a minha iniqüidade; suporto tristeza por causa do meu pecado”.
1 Jo 1.9: “ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

A Bíblia diz: “O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará” - (Pv 28.13); ainda em Números 32.23 diz: “Sabei que o vosso pecado vos há de achar”. Por mais que você tente enterrar o seu pecado, este tornará a aparecer mais cedo ou mais tarde, se não for apagado pelo Filho de Deus. Se o homem nunca conseguiu fazer isso em seis mil anos, é melhor você e eu desistirmos de tentar. 

Exemplos do falso arrependimento:
Faraó - Êx 9.27.
Balaão – Nm 22.34.
Saul – 1 Sm 15.24.
 

4ª Característica do verdadeiro arrependimento - Conversão

A confissão leva à verdadeira conversão, e não pode haver uma verdadeira conversão, até que se tenha dado esses três passos. 
Agora, a palavra conversão significa duas coisas. Dizemos que uma pessoa é 'convertida' quando nasce de novo. Mas conversão também tem um significado diferente na Bíblia. Pedro disse: “Arrependei-vos...e convertei-vos...” - (At 3.19). Existe uma versão que traduz assim: “Arrependei-vos e voltai-vos”. Paulo disse que não foi desobediente à visão celestial, mas começou a pregar a judeus e gentios para que se arrependessem e se voltassem para DEUS. Certo teólogo de outra época disse: “Todos nós nascemos de costas para DEUS”. O arrependimento é uma mudança de trajetória. É uma volta de cento e oitenta graus. ' 
Pecado é afastar-se de DEUS. Como alguém disse, é aversão a DEUS e conversão para o mundo; enquanto que o verdadeiro arrependimento significa conversão a DEUS e aversão ao mundo. Quando há verdadeira contrição, o coração está entristecido por causa do pecado; quando há verdadeira conversão, o coração fica liberto do pecado. Deixamos a velha vida, somos transportados do reino das trevas para o reino da luz. Salomão disse: “Se o povo orar... e confessar teu nome, e se converter dos seus pecados...” - (2 Cr 6,26). 
Oração e confissão não seriam de proveito nenhum enquanto o povo continuasse em pecado. Vamos prestar atenção ao chamado de DEUS. Vamos abandonar o velho caminho perverso. Voltemos ao SENHOR, e Ele terá misericórdia de nós, e ao nosso DEUS, porque Ele perdoará abundantemente. 
O significado completo e literal da palavra “arrependimento” no Novo Testamento é “sentir autocensura pelos pecados cometidos contra DEUS; estar contrito, entristecido, querer mudar de direção”. A diferença no significado aqui está na palavra “querer”.
 O verdadeiro arrependimento inclui o desejo de mudar! Além disso, simplesmente ficar triste não constitui arrependimento. Pelo contrário, a verdadeira tristeza leva ao arrependimento. Paulo declara: “Porque a tristeza segundo DEUS opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” - (2 Co 7:10) 


CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

Vamos ler Apocalipse 2.16: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”. Este texto é uma referência à Igreja de Pérgamo. Esta Igreja foi caracterizada pelo mundanismo. Quando estudamos as sete cartas às Igrejas da Ásia, vemos que em cinco dessas cartas, o SENHOR chama Sua Igreja ao arrependimento - (2.5, 16, 21; 3.3,19). O chamado ao arrependimento é uma grande demonstração da misericórdia e do amor de DEUS para conosco. 
Após revelar a profundidade do pecado dessa Igreja, o SENHOR JESUS fala da necessidade do arrependimento. Nunca podemos ignorar que a ira de DEUS é o outro lado do Seu amor. Mas não podemos rejeitar esse convite ao arrependimento. O paganismo e o mundanismo são coisas que CRISTO odeia na vida da Sua Igreja.
O arrependimento aqui inclui nossa conduta em relação à edificação da Igreja; nossa atitude em relação à Palavra de DEUS. Nosso comportamento mundano, que é uma prostituição espiritual, e que, portanto, fere nossa integridade espiritual, necessita ser profundamente tocado pela obra da cruz.
Precisamos nos arrepender por menosprezar a centralidade de CRISTO entre nós, e em seu lugar introduzir homens que são verdadeiros nicolaítas, que funcionam como liderança entre nós, sobrepujando o pastorado de CRISTO. Precisamos nos arrepender por dar culto a pessoas e coisas, e não cultuar Aquele que é digno de toda honra e de toda glória. Nossas práticas, as quais descrevemos como cristãs, estão maculadas de comportamentos e ensinamentos pagãos e mundanos. É por isso que CRISTO nos convida ao arrependimento.

“... arrepende-te...”

No grego, o termo para arrependimento é metanoeo, que significa: “mudança de mente”. Podemos encontrar no Novo testamento outra palavra que nos mostra mais detalhadamente o sentido prático desse arrependimento, que é metamellomai. Esta palavra refere-se a uma “mudança emocional”, “uma mudança de escolha”, “significa nada mais que um pesar equivalente a remorso”. Remorso é uma inquietação, abatimento da consciência que percebe ter cometido uma falta, um erro (Mt 27.3). No Novo Testamento a palavra metanoeo é mais comum. Os escritores neotestamentários usaram esta palavra 32 vezes, enquanto metamellomai, foi usada 5 vezes. Arrependimento é uma palavra que precisa ser estudada no contexto do ministério do SENHOR JESUS, como também, no ministério dos escritores neotestamentários.

A Mensagem de Arrependimento no Ministério de CRISTO

Quando o SENHOR JESUS iniciou Seu glorioso ministério de pregação e ensino, ele o iniciou pregando arrependimento. Sua primeira mensagem após ter sido tentado no deserto foi: “Deste então, começou JESUS a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” - (Mt 4:17). Veja que o SENHOR JESUS chamou o povo ao arrependimento antes mesmo de chamá-lo a crer! Olhe o que Marcos escreve, “... veio JESUS à Galiléia, pregando o evangelho do Reino de DEUS e dizendo: o tempo está cumprido, e o Reino de DEUS está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." (Mc 1:14-15). Atente para algo especial nesta passagem. O SENHOR JESUS disse: “Arrependei-vos e crede” – arrependa-se e creia. O arrependimento vem primeiro. Só podemos crer se primeiro nos arrependermos. 
O que nos impede de crer na Palavra de DEUS é porque não nos arrependemos. Quando isso acontece, a Palavra de DEUS fica livre para fluir em nós. Quando estudamos sobre o Evangelho que CRISTO pregou, vemos que Sua mensagem era para o arrependimento. 


Vamos notar duas passagens:
Mt 9.13: “... Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.
Lc 13.3: “Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.
O evangelho que o SENHOR JESUS pregou era sobre o arrependimento! 

No ministério de João Batista:

Quando João Batista foi pregar aos judeus, sua mensagem era simples e direta: “E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” - (Mt 3.1-2). João viveu num tempo em que seu encargo era preparar o caminho para o Messias. As pessoas vinham de todos os lugares para ouvir suas preleções, e ele era direto em sua mensagem. O conteúdo da mensagem de João era o seguinte: “o CRISTO está chegando, preparem seus corações para recebê-Lo”. Sua vinda não era uma questão de entusiasmo, mas de santidade. “Vocês precisam estar com seus corações preparados para se encontrarem com Ele. A religiosidade não pode capacitar vocês, pois seus corações estão cheios de pecados. Arrependei-vos – essa é a condição”. 
A mensagem de João Batista deve ser prática dentro do nosso contexto espiritual. Estamos na eminência da vinda do SENHOR JESUS, portanto, o convite é, arrependei-vos. Se quisermos nos encontrar com Ele, devemos saber que o arrependimento é o caminho.

No ministério de Pedro:

Vamos atentar ainda para o ministério de Pedro. Que Evangelho pregou ele às multidões no dia de Pentecostes? Pedro pregou o Evangelho do reino. Qual era a essência desse Evangelho? O arrependimento! A Bíblia nos diz que quando o povo escutou o apóstolo testemunhar, “... compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos. Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para perdão dos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO” (At 2.37-38). Se desejamos experimentar a obra do ESPÍRITO SANTO em nós, precisamos nos arrepender.
O ministério de Paulo:

Se você prossegue estudando o ministério dos apóstolos, você verá que eles deram grande ênfase à mensagem do arrependimento. Quando Paulo foi a Atenas, qual foi o teor do Evangelho que ele pregou no Areópago? Veja, ele disse diretamente: “... DEUS...anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” - (At 17.30). Veja o que Paulo nos diz em sua Segunda Carta aos Coríntios: “Porque a tristeza segundo DEUS produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” (2 Co 7:10). Vamos considerar algumas palavras neste texto, para que sejamos introduzidos em sua essência.
“tristeza” – no grego este vocábulo é lupe, que nos fala de “dor”, “angústia”, “aflição”, “pesar”, “de lamentação de pessoas enlutadas”.
“produz”- No grego esta palavra é katergazomai. Ela vem de dois vocábulos: kata - que é uma partícula primária, e significa: “abaixo de”, “por toda parte”, “de acordo com”; ergazomai – “trabalhar”, “executar”, “produzir”, “modelar, isto é, tornar alguém próprio para algo”.
Quando lemos esse texto que Paulo escreveu aos irmãos em Corinto podemos ver alguns significados que podemos extrair desse arrependimento: “tristeza sem reservas”, que adere à vida da pessoa arrependida. Essa “tristeza divina produz, de maneira natural, arrependimento, que inclui aversão ao pecado”; “justo temor a DEUS e desejo de corrigir todos os erros”. Quando estudamos sobre a Igreja de Corinto, vemos como esses irmãos foram ricamente abençoados por DEUS. 
Apolo, Pedro e Paulo foram os instrumentos de DEUS para a edificação dessa Igreja. Todavia, muitos irmãos permaneciam em abundante pecado. Podemos facilmente notar isso nas palavras de Paulo, quando diz: “Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos. Receio que, indo outra vez, o meu DEUS me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram” – (2 Co 12.20,21). Qual era o temor de Paulo? Era simplesmente este, que: “... pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram” - (v.21). Podemos sentir nas palavras de Paulo que ele era compassivo, que amava aqueles cristãos acomodados e carnais de Corinto. Contudo, sabia que eles haviam sido bem ensinados, de que era incorreto viver um estilo de vida pecaminoso. E lhes disse: "Quando eu lhes visitar, vocês me verão abaixar o rosto como sinal de desgosto. Dos meus olhos fluirão lágrimas, e minha voz irá gritar de dor. Se eu verificar que vocês continuam entregando-se às imundícias, à fornicação e à luxúria, ficarei totalmente desalentado - porque o evangelho não fez a obra nos seus corações. Vocês ainda não se arrependeram dos seus pecados. E clamarei em alta voz para que se arrependam!”. Creio que poderemos acreditar que, parafraseadamente, estas foram as palavras de Paulo.


1 comentário:

  1. legal amigo so li isso pois vi um filme q se chama 23 , e citava no fim a parte da biblia numeros 32.23, nao sei qual e a sua religiao , pois eu nao tenho nenhuma , apenas me acho cristao , detalhe estou escrevendo isso apos ver o filme e ter cheirado cocaina o dia todo, e de certo modo nao gosto disso , porem e dificil desvencilhar , so faco aos fins de semana , mas me arrependo e depois volto a fazer ...angelofbarbosa@gmail.com

    ResponderEliminar